Fadiga Ocular

Fadiga ocular é uma condição comum para pessoas que precisam utilizar seus olhos de modo intenso e fixo, como por exemplo: trabalhar na frente do computador, jogar video-games, usar aparelhos eletrónicos, ler ou dirigir durante horas. Falta de sono e pessoas com mais de 40 anos são grandes fatores de risco.

Os sintomas incluem olhos cansados, comichão, lacrimação e irritação ocular.

Raramente é uma condição séria. Mas se os sintomas persistirem é importante a realização de exames oftalmológicos, especialmente se acompanharem dores nos olhos, tonturas, visão dupla, embaçamento de visão ou dores de cabeça. Muitas vezes a fadiga ocular é um sinal de uma condição subjacente que podem necessitar de tratamento médico.

O caso mais comum da fadica ocular é denominada Síndrome da Visão de Computador. O número de ocorrências cresce à medida que aumenta a quantidade de pessoas que usam smartphones e outros dispositivos portáteis com tela. Naturalmente pessoas piscam cerca de 18 vezes por minuto, isso é suficiente para refrescar e hidratar os olhos.Entretanto, enqnato pessoas utilizam esses aparelhos o número de piscadas pode cair pela metade. Resultando em ressecamento, cansaço, comichão e ardor nos olhos.

Prevenção

Normalmente a fadiga ocular pode ser evitado ou reduzido, fazendo mudanças simples em seus hábitos de trabalho ou meio ambiente.

Fazer alterações em sua tela de computador, tais como:

  • Posicione telas de computador, televisão distante e em um nível abaixo dos olhos.
  • Regularmente limpar poeira e impressões digitais a partir da tela. Manchas na tela pode reduzir o contraste e aumentar problemas com brilho e os reflexos.
  • Escolha telas que de inclinação e rotação.
  • Considere o uso de um filtro de brilho sobre sua tela.

Faça alterações no seu ambiente de trabalho, tais como:

  • Tente reduzir o brilho e os reflexos adversos.
  • Use uma cadeira ajustável.
  • Não use telas em ambientes escuros.

Conclusão

Fadiga ocular geralmente é tratável com boas noites de sonos e pequenas mudanças de hábitos. Entretanto a persistência da fadiga ocular pode resultar em problemas mais graves. Caso isso aconteça visite um oftalmologista para exames mais completos.


Artigos indicados

X