Problemas de Visão na Idade Escolar

Problemas de visão são comuns entre as crianças em idade escolar.É estimado que uma a cada quatro crianças em idade escolar têm problemas de visão que, se não tratada, pode afetar a capacidade de aprendizagem, personalidade e ajustamento na escola.

Crianças em idade escolar também gastam muito tempo em atividades recreativas que exigem uma boa visão.Depois da escola desportos de equipa ou a jogar no quintal não são tão divertido se você não pode ver bem.

Sinais de alerta de problemas de visão em crianças

Os erros de refração são a causa mais comum de problemas de visão entre as crianças em idade escolar. Os pais, bem como professores, devem estar cientes desses 10 sinais de que a visão de uma criança precisa de correção:

  1. Consistentemente sentado muito perto da TV ou segurando um livro muito perto;
  2. Perder seu lugar durante a leitura ou usando um dedo para guiar os olhos durante a leitura
  3. Apertando os olhos ou inclinar a cabeça para ver melhor
  4. Coçar os olhos frequentemente
  5. Sensibilidade à luz e/ou lacrimejamento excessivo
  6. Fechar
  7. Evitar atividades que exigem visão de perto, como leitura ou trabalho de casa; ou a visão à distância, como a participação em esportes ou ver televisão;
  8. Queixando-se de dores de cabeça ou os olhos cansados
  9. Evitando usando um computador, porque "machuca os olhos"
  10. Receber notas mais baixas do que o habitual

Tratamentos e precauções

A maior parte das crianças que apresentam algum déficit de visão, possuem erros refrativos como miopia ou hipermetropia, que simplesmente basta o uso de óculos adequados para corrigir o problema. Entretanto existem patologias mais graves.

Crianças tendem a achar que seus problemas de visão são normais, o que faz com que não reclamem a seus pais. Preste atenção em seus filhos, sobrinhos, netos e alunos. Caso eles apresentem comportamentos como mencionados acima neste texto (Sinais de alerta de problemas de visão em crianças), leve-o o quanto antes ao oftalmologista.

Assim como adultos, é importante que crianças visitem a um oftalmologista ao menos uma vez ao ano.


Artigos indicados

X