Retinoblastoma - Câncer Ocular

O retinoblastoma é o nome dado ao tumor maligno (câncer) que se desenvolve na retina (tecido neurossensorial responsável pela captação da luz e seu processamento em estímulo nervoso) [1].

Normalmente se manifesta em crianças de até 5 anos. Mas em casos raros, a doença pode também se manifestar em adultos, como em [2], onde foi reportada a doença em uma jovem de 21 anos.

Na grande maioria dos casos a doença se desenvolve apenas em um olho, entretanto pode haver casos onde é encontrada em ambos.

Detectando o Retnoblastoma

Um simples teste pode ajudar a identificar a doença. Em um ambiente com luz reduzida, utilize uma câmera fotográfica, ative o flash e tire uma foto. O retinoblastoma pode ser identificado como um circulo esbranquiçado presente no centro do olho da pessoa, cobrindo a região da retina.

Diagnóstico e Tratamento

A avaliação de um oftalmologista é necessária para a avaliação da doença e início de tratamento.

O tratamento pode variar entre terapia local a laser, braquiterapia, quimioterapia e remoção do globo ocular em casos mais graves.

Como em todos os tipos de câncer, quanto mais no início a doença for detectada, maior é a chance de sucesso no tratamento.

Referências Bibliográficas

[1] Bowling, Brad; KANSKI , JACK J. Oftalmologia Clínica - 7ª Ed. 2012,. Editora Elsevier – Campus.

[2] Haidar, Ásia; Saba, Leda Maria Buazar; Burnier, Miguel N; Erwenne, Clélia Maria. Retinoblastoma adulto, Biblioteca Central Cesar Lattes.


Artigos indicados

X