Tipos de Lentes de Contato por Função

Lente de contato é uma película fina colocada diretamente sobre a superfície do olho, com objetivo de corrigir a visão.

Muitas pessoas preferem lentes de contatos aos óculos por diversos motivos, dentre os quais destacam-se: estética - para muitos formatos de rosto é muito difícil encontrar óculos que fiquem bonitos; conforto - óculos podem pesar no rosto, nariz ou orelhas e quando entortam, devido ao uso prolongado, podem criar muito desconforto ou até mesmo ferir; fatores climáticos - grande quantidade de umidade causada por suor ou dias chuvosos podem embaçar os óculos, prejudicando parcialmente ou totalmente a visão; praticidade - para prática esportiva; entre outros fatores.

As lentes de contato podem ser classificadas por sua função primária, material, tempo de desgaste e substituição. Neste artigo abordaremos sobre a classificação por função das lentes de contato.

Funções

Lentes de contato corretivas

Lentes de contato corretivas são desenvolvidas para melhorar a visão. Elas, normalmente, agem corrigindo o ponto de foco da luz que entra diretamente no olho, de forma com adequada para uma visão nítida.

Lentes de contato esféricas refratam a luz de forma uniforme em todas as direções, normalmente, são usadas para correção de miopia e hipermetropia.

Diferentemente das lentes de contato esféricas, as lentes de contato tóricas podem refratar a luz de modo não uniforme. Para que essas lentes possam corrigir o astigmatismo, devem ser ajustadas adequadamente para cada pessoa.

Lentes de contato multifocais

Lentes de contato multifocais (bifocais ou progressivas), possuem vários pontos de foco. Desse modo, permitindo que a mesma lente possua um foco para que a pessoa tenha nitidez ao enxergar objetos distantes e outro para ler melhor um livro.

É um tipo de lente de contato muito utilizado para pessoas com presbiopia (diminuição natural da capacidade para enxergar de perto com o avanço da idade).

Lentes de contato estéticas

São lentes utilizadas com função de alterar a coloração dos olhos. São indicadas para pessoas que desejam variar a aparência da cor dos olhos, imitando irís nas mais variadas cores. Em pessoas com doenças corneanas que as deixam opacas, podem agir também disfarçando essa opacidade.

Considerações finais


O objetivo desse artigo é apenas esclarecer algumas dúvidas de nossos leitores. Abordamos vagamente sobre classificação de lentes de contato.

Alertamos que o uso indevido de lentes de contato pode prejudicar a visão, muitas vezes, provocando problemas irreversíveis.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre lentes de contato, procure um médico oftalmologista.


Artigos indicados

X