VIVA SEM
CATARATA

A catarata é uma doença que causa embaçamento na visão e pode levar o paciente a cegueira irreversível. Conheça um pouco mais sobre a doença.

Cristalino

É uma lente transparente natural do olho, com o avançar da idade ou devido algumas doenças (genéticas, hereditárias, congênitas) pode se opacificar e originar a Catarata. O Cristalino é localizada atrás da íris e tem como suporte a zônula ciliar, que altera o tamanho e o poder refracional do cristalino durante a contração do músculo ciliar. Esse mecanismo explica o mecanismo de foco da visão.


Catarata

A catarata é uma doença que enrijece o cristalino. Esse enrijecimento causa embaçamento da visão e caso ignorado pode levar o paciente a cegueira irreversível.

Embora existam tratamentos sofisticados e, normalmente, sem complicações, a catarata ainda é uma das principais causas de cegueira no mundo.

Na maioria dos casos, a catarata se desenvolve lentamente, sendo percebida pela pessoa apenas em estágios mais avançadas, quando a falta de nitidez da visão começa a atrapalhar nas atividades diárias.

Sintomas

Dentre os sintomas, podem ser destacados:
- Visão embaçada ou nublada;
- Incomodo excessivo ao brilho de luzes;
- Visão dupla.


Classificações da Catarata

Catarata Senil

A catarata senil está relacionada a idade. Embora seja de extrema importância do monitoramento da saúde do olho ao longo da vida, após 50 anos de idade, as pessoas, de modo geral, ficam mais fragilizadas a catarata.

Catarata Secundária

É causada por alguma doença, geralmente diabetes ou glaucoma, ou uso de medicamentos, principalmente medicamentos sem acompanhamento médico.

Catarata Traumática

É causada após uma lesão no olho. Normalmente, a evolução da catarata traumática pode demorar tempo após o trauma.

Catarata Congênita

A catarata congênita atinge bebês de até um ano de idade. Está relacionada a uma má gestação, de modo geral quando a mãe adquire uma grave infecção ou no uso abusivo de bebidas alcoólicas, drogas e alguns medicamentos.

Cirurgia de Catarata

O procedimento cirúrgico é o método atual mais eficaz para a recuperação da visão. A cirurgia de catarata se resume a substituição do cristalino comprometido por uma lente artificial, denominada de lente intraocular (LIO).


 
Remoção do Cristalino

 
Inserção da Lente Intraocular (LIO)

 
Resultado do procedimento cirúrgico
X